Não Ao Futebol Moderno

O motivo fundamental pelo qual os times entram em campo é pela torcida na arquibancada. Portões fechados é a morte do futebol. 

 Domingo acordei com uma sensação estranha. Preparei um mate e sentei na área pra ordenar os pensamentos. Certamente os novos tempos tem seu peso nisso, diariamente o isolamento nos traz novas perspectivas, mas tinha algo a mais me perturbando aquela manhã, uma falta um pouco diferente, que eu ainda não tinha completamente sacado. Eis que os cuscos saem num turbilhão daqueles, e quando o mais novo, cheio de energia, me vê ali sentado, vai catar os brinquedos e me aparece com a pequena bola dele, ficou claro que até ele tava sentindo aquela mesma falta.  

Chegou maio, e em seu primeiro domingo, começaria o Campeonato Brasileiro. P%#a m%$#a, tchê, o Brasileirão. Parar os estaduais no meio, ignorar eles, tudo bem, “são só pré-temporada mesmo”, mas Brasileirão é coisa séria e boa demais. É o sinal definitivo de que o ano tá a milhão, é jogão duas vezes por semana, estádio cheio, sem aquela pilha meia-bomba de jogar contra Aimoré ou Mirassol por mais Atléticos-GO da vida que insistam em patifar o rolê. Quem ganhasse domingo já estaria “disputando a liderança” hoje, e domingo que vem, quem sabe, defendendo-a. Mas aí é que tá. Brasileirão sem torcida, arquibancadas vazias? É um tiro no coração, misericórdia. Melhor a gente aquietar o rabo em casa assistindo reprise de copa do mundo (a de 70 esses dias foi de chorar no cantinho, que coisa foda!) do que se render a essa blasfêmia de futebol sem torcida. Futebol É torcida, futebol é festa. O motivo fundamental pelo qual os times entram em campo é pela torcida na arquibancada. Portões fechados é a morte do futebol. É que nem clássico com torcida única. Absurdos que o futebol moderno insiste em tentar normalizar. Mas como diria Rômulo Mendonça (@mendoncaromulo), o melhor narrador da história deste planeta, “AQUI NÃO, QUERIDINHA!!”. Time ganhando e sem torcida pra festejar, time em dificuldades e nada daquele incentivo raiz da arquibancada pra tirar aquele gás extra; jogador faz gol e o estádio não ruge, olha pra arquibancada e não tem com quem comemorar… ...intragável, asqueroso, repulsivo. #NãoAoFutebolModerno. Melhor jogar xadrez online, tem mais emoção. 

Ouvi alguém dizer esses dias "imagina se nunca mais tiver futebol com torcida, e eu nunca fui ver meu time no estádio". A hipótese me parece um bocado exagerada, acho que por pior que as coisas venham a ficar nos próximos meses, acredito que com o tempo a vida voltará ao normal, mesmo que algumas coisas possam vir a mudar um pouco. Mas só de imaginar a hipótese, já deu um arrepio sinistro de ruim. Digo mais: já imaginou se o futebol com torcida acaba, e a última coisa que vimos foram arquibancadas sem festa, estádios elitizados e transformados em teatros, sem alma? Clássicos de torcida única e outras atrocidades por causa desse lixo de futebol moderno?  

Vamos lutar para que não. Fazer nossa parte é o mínimo. #FiqueEmCasa, ajude quem puder, e se fizermos tudo certinho, logo estaremos de volta espalhando o rock bagual por aí, e lutando pelo futebol RAIZ. Com o povão e com festas nos estádios, de preferência regadas com cerveja e rock n roll !! 

#futebol #futebolraiz #saudade #brasileirão #arquibancada #CulturaDeArquibancada #CopaDoMundo #cerveja #rock #rockbagual #DevaneiosNoIsolamento #CartelDaCevada #ContraOFutebolModerno #AprecieSemModeração

Leave a comment

Add comment